segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Agora nossa revista é o BLOG DA PLANTAMUNDO

Como canta Cazuza o tempo não para não, e após o primeiro número de nossa revista eletrônica sobre Plantas Raras ficou impossível a publicação da segunda edição, muitas coisas para fazer, muitas plantas para cuidar, muitos sonhos a atender...e poucas mãos para trabalhar.

Mas para a PLANTAMUNDO o prometido é dívida, vamos mudar o formato, (não o conteúdo) e em lugar de uma revista periódica, vamos publicar neste Blog em forma PERMANENTE, quase diariamente, tudo o que íamos publicar na revista e muitas coisas mais...

Fotos de nosso jardim e nossas plantas (e dos amigos também). Já temos uma longa lista de coisas para publicar , contos, vídeos, PPS, livros, artigos (ou idéias de artigos, como um sobre as flores que mudam de cor), sei que vão adorar... se assim for o se assim não for, não deixem de participar!

Recapitulando, temos nosso web site www.plantamundo.com com o CATALOGO de sementes e mudas e as NOVIDADES (duplicadas no BLOG DE NOVIDADES), o BLOG DE MANUAIS DE CULTIVO (é fascinante ver como o visitam pessoas do mundo todo) e agora este BLOG DA PLANTAMUNDO...

Para começar, leiam por favor a fabulosa história DO HOMEM QUE PLANTAVA ARVORES... VERSAO EM FILME do TEXTO COMPLETO de GIAN GIONO. Espero vocês se emocionem e reflitam com ele tanto como nos!

http://www.youtube.com/watch?v=sFrLlAG7WaA

http://www.youtube.com/watch?v=QYFvUchMgcg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=akdkaK33Fdc&feature=related

..............................

OS SEGREDOS DA PLANTAMUNDO I

Bem alguns de nosso “segredos” são bem conhecidos, como o uso de GA3 (Acido Giberélico) sem exceção em todas nossas sementes. Aqui tem uma foto de outro, que estamos seguros 99,99% de vocês não conhecem...

PICT0314

De que se trata?

Para que as sementes não colem após serem retiradas dos frutos na hora de secar (na foto sementes de Milpero), usamos uma base de SILICONE flexível, cujo uso normal é para cozinhar no forno biscoitos ou massinhas sem que se agarrem ao molde. FUNCIONA FANTASTICO!!

 

Novos Sabores

Colhi hoje meu primeiro “Pitangão” (Eugenia neonitida)... Ademais de lindíssimo ele é uma delicia!!

PICT0313 

PD: temos umas poucas mudas dele a venda.

..............................

Novidades antes das Novidades

Não da para falar muito porque como se diz por ai “entra areia” , mas quase todos os dias recebemos pedidos de plantas que não temos, muitas delas já conhecidas, outras nada conhecidas, mas a maioria delas fascinantes, e que nos introduzem numa busca que (felizmente) nunca acaba de novas espécies...

NUNCA DESISTIMOS, e algumas estamos procurando por mais de 10 anos agora, e o pior é que quando você acha não sabe se realmente achou, porque muitas vezes as sementes não dão em nada...Por isso, dessas não podemos nem falar, mas podemos falar sim das que já estão crescendo (cruzando os dedos) e iremos fazendo isso aos poucos no Blog/Revista da Plantamundo...

Veja esta por exemplo:

ARVORE RODA DE FOGOFirewheel Tree 

E difícil de acreditar que esta árvore existe, mas existe, e esta crescendo (lentamente) em nosso viveiro. Um dia destes aparecerá em nosso Boletim de Novidades!!

...................................

INACREDITAVEL...MAS VERDADEIRO

Uma planta fascinante, e bastante desconhecida é a UVA DO JAPAO:

Hovenia dulcis (3)

Seus frutos são realmente bizarros no formato, e o gosto? Tem gosto de UVA PASSA... se você experimentar sem ver e for perguntado dirá que esta comendo uvas passa mesmo. Bem esta árvore é nativa do Japão, de áreas bem frias (não o sul extremo do Japão).

Falando disso, você sabia que no Norte do Japão tem macacos, os únicos macacos do mundo que vivem na neve??

Voltando ao tema, quando contamos a nossos amigos colecionadores do mundo afora que estávamos cultivando esta planta e colhendo frutos aqui no Rio tropical fomos chamados de mentirosos, até que mostramos as fotos de nossos frutos, e recebemos o correspondente pedido de desculpas.

Eis ai uma lição fantástica, nada é impossível na natureza, em relação a adaptação das plantas de clima frio ao clima quente (infelizmente o contrário é sim impossível), e temos que tentar e tentar até conseguir o êxito.

Assim, nosso amigo Bill Whitman descobriu uma macieira produzindo ... nas Ilhas Bahamas, onde se supõe que não é possível... e assim descobrimos uma árvore de CASTANHA DE PORTUGAL produzindo no Rio de Janeiro ao nivel do mar!!

Impossível...mas é real... batemos na porta do jardim do dono dessa maravilha e perguntamos como era possível?? O seu Antonio, português de boa cepa, achou uma castanha destinada a consumo e guardada para isso numa câmara frigorífica... BROTANDO dentro da “ geladeira” ...pegou, plantou e agora ai esta ela PRODUZINHO CASTANHAS NO TROPICO!

Esperamos ter um dia mudas dela em nosso catálogo!!