sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nossa sobrevivência depende das ABELHAS.

image

Tal vez voce ja tenha lido que as abelhas estão "morrendo como moscas”. a Europa e nos EUA, elas estão quase extintas. Se voce acha que este é um problema menor ou sem importancia POR FAVOR CONTINUE LENDO.

A sobrevivência das abelhas e dos humanos está inextrincavelmente ligada. Somos dependentes do processo de polinização para realmente produzir alimentos.
As abelhas dependem do pólen como fonte de alimento. O pólen de culturas transgênicas afeta negativamente as abelhas e enfraquece seu sistema imunológico. Com o seu sistema imunológico enfraquecido, as abelhas não podem suportar surtos de ácaros veroa ... e assim eles morrem.
Da mesma forma, pesticidas tais como os neonicotinóides, são mortais para as abelhas.

Nossa sobrevivência depende das ABELHAS.

"Se a abelha desaparecer da superfície da terra, o homem não teria mais de quatro anos para viver."

Albert Einstein

As seguintes informações vieram de um relatório da Avaaz 10/1/11
As abelhas estão morrendo em todo o mundo e nossa cadeia alimentar está em perigo. Os cientistas culpam os agrotóxicos e quatro governos europeus já os proibiram. Se conseguirmos fazer os EUA e a UE aderir à proibição, outros governos ao redor do mundo poderiam seguir, e salvar as abelhas da extinção.

Silenciosamente, milhares de milhões de abelhas estão morrendo e nossa cadeia alimentar está em perigo. Abelhas não fazem apenas mel, eles são uma força de trabalho, gigante e humilde, polinizando 90% das plantas que crescem.

Vários estudos científicos culpam um grupo de agrotóxicos pelo seu rápido desaparecimento, e algumas populações de abelhas estão em recuperação nos países onde estes produtos foram banidos. Mas as empresas químicas poderosas estão fazendo lobby pesado para continuar a vender esses venenos. A nossa melhor chance para salvar as abelhas agora é pressionar os EUA e a UE a aderir à proibição - sua ação é fundamental e

terá um efeito dominó no resto do mundo

Não temos tempo a perder. Isto não se trata apenas de salvar abelhas, é sobre a nossa sobrevivência. As abelhas são vitais para a vida na Terra - a cada ano polinizando plantas e culturas com um valor estimado em US $ 40 bilhões, mais de um terço do abastecimento de alimentos em muitos países. Sem uma ação imediata para salvar as abelhas, muitas das nossas frutas favoritas, legumes e nozes podem desaparecer de nossas prateleiras.

Nos últimos anos temos visto um declínio global acentuado e preocupante das populações de abelhas - algumas espécies de abelhas já estão extintas e na semana passada soubemos que algumas espécies nos EUA estão em apenas 4% dos seus números anteriores. Cientistas vêm lutando para obter respostas. Alguns estudos afirmam que o declínio pode ser devido a uma combinação de fatores, incluindo doenças, perda de habitat e de produtos químicos tóxicos. Mas cada vez mais, independente de pesquisa, são produzidas fortes evidências da culpa dos pesticidas neonicotinóides. A França, a Itália, a Eslovénia e mesmo a Alemanha, onde o principal fabricante Bayer tem sua base, proibiu um dos assassinos de abelhas. Mas, a Bayer continua a exportar o seu veneno em todo o mundo.

Esta questão está agora chegando à gosta d’água, à medida que grandes novos estudos têm confirmado a escala do problema. Um documento vazado mostra que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA sabia sobre os perigos do pesticida, mas ignorou-os. Os apicultores e agricultores - querem estes pesticidas proibidos até que e ao menos que haja sólidos estudos independentes mostrando que eles são seguros.

Nao podemos ficar calados e indiferentes, o futuro de humanidade esta em jogo.