domingo, 29 de maio de 2011

Uma Biblioteca e um Jardim…

 

Marcus Cícero escreveu mais de 2000 anos atrás: “ Se temos uma biblioteca e um jardim temos tudo.... “, que grande verdade,pelo menos ate a criação da Internet...

Sem muito tempo para escrever, vou compartilhar alguma de minhas ultimas fotos, a fotografia e uma de minhas paixões, ainda me lembro, com meu primeiro salário, aos 17, compre uma câmera 35mm, usada, alemã, um jóia. Bem, isso foi bem antes da bênção da internet e a fotografia digital...

PICT0049

Aqui nosso provedor oficial de terra adubada (como ele aduba e fácil de ver!!) Ele se chama Fernando, mas eu acho ele a cara de Eddie Murphy!!

PICT0053

Tenho uma especial paixão pelos “beans” (feijões) diferentes, estes chamados de “Orca Beans” ou “Ying Yang Beans” por razoes obvias, são dos meus favoritos! Os da foto já estão plantados...

PICT0054

Estes aqui tem um historia divertida. São “filhos”, produção própria, de outros iguais que achei dentro de um pequeno vaso de cristal a venda em Gramado. Como os feijões não estavam a venda, era só para enfeitar o vaso, comprei o vasinho, somente para pegar os feijões tão lindos!!

PICT0066

Uma Rosa em nosso Jardim. Preciso dizer algo mais? Sei que não, mas vamos La, com um poema de Vicente Huidobro, grande poeta Chileno, escreveu em 1916!!

Que o verso seja qual uma chave

Que abra mil portas.

Uma folha cai; passa uma coisa volátil;

Que os olhos criem tudo quanto vejam,

E o ouvinte, alma trêmula, vibrátil.

Inventa mundos novos e atenta à palavra;

O adjetivo, se não dá vida, mata.

Estamos em pleno ciclo dos nervos.

O músculo pende,

Como lembrança, nos museus;

Nem por isso a força nos faleça:

O vigor verdadeiro

Reside na cabeça.

Por que cantar a rosa, ó poetas!

Fazei-a florescer no poema;

Só para nós

Vivem todas as coisas sob o sol.

O poeta é um pequeno Deus.

.............................................................................................................

E isso ai, de alguma forma somos todos poetas, e não tem melhor poesia que as flores no jardim.!

PICT0111

Este abacate tradicional me disseram que se chama coco de burro... o nome não achei nada poético, mas bem descritivo , pelo menos parcialmente, já que o abacate e delicioso, agora o coco de burro, ninguém sabe...

PICT0103

E aqui meu CAJA preferido, o Cajá Narigudo...sei que não tem nenhuma chance de crescer uma arvore de cajás narigudos, mas mesmo assim vou plantar ele...

PICT0118 PICT0119

Para terminar por hoje, quero lhes apresentar uma maravilha exclusiva, que esperamos cuidar, salvar, proteger e difundir, já que sei de sua existência em lugar outro nenhum do mundo...uma couve variegada, que pode ser usada como ornamental antes de comer suas folhas. A primeira mudinha será para nosso amigo Wilson, especialista em plantas variegadas.

E isso ai, vamos nos despedir com uma de minhas frases favoritas de todos os tempos, que como não podia ser de outra forma, tem a ver com as plantas J

“Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira”.

Martin Luther King Jr

terça-feira, 17 de maio de 2011

Veneno natural contra ratos

 

Recebi por email, não sei quem e autor, mas achei interessante e útil para compartilhar com todos...quanto menos venenos químicos melhor.... outro dia vou postar como fazer um repelente de mosquitos natural, tão efetivo como o “Off” que literalmente nos envenena cada vez que colocamos em nossa pele!

PROTEJA SUA FAMILIA E OUTRAS PESSOAS NATURALMENTE, ELIMINE OS ROEDORES SEM PREJUDICAR A NATUREZA. Para quem mora em casa ou apartamento.    Veneno ecológico para matar ratos - UTILIDADE PÚBLICA
Nossos cientistas são feras mesmo!    

Vivendo e aprendendo... Método usado por criadores de pássaros.
COMBATENDO OS RATOS
Mudei-me há poucos meses para o primeiro andar de um prédio e, como todo paulistano, estou sendo vítima desses indesejáveis hóspedes..
Pergunta daqui, pergunta dali.... uma amiga me disse que feijão triturado matava ratos, mas não detalhou. Fui pesquisar e descobri esse estudo da Universidade Federal de Pelotas (que é o link deste post).www.ufpel.tche.br/faem/agrociencia/v1n1/artigo2.pdf
Como fazer:Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo), coloque no multiprocessador, ou liquidificador (SEM ÁGUA) e triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó.
Onde colocar:

Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão, perto das portas, e janelas (sim eles escalam as janelas), atrás da geladeira, atrás do fogão, atrás de tuuuuuuuuudo !O que acontece:

O rato come essa farofinha, delícia... nhami nhami... mas ele não tem como digerir o feijão (cru), por falta de substâncias que digerem feijão cru, causando assim um envenenamento natural por fermentação.        

RESUMINDO: a rataiada morre em até 3 dias.

DETALHE IMPORTANTE:

Ao contrário dos tradicionais venenos (racumim, por ex) o rato morre e não contamina animais de estimação e por sua vez morrem por terem comido o rato envenenado. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e morreu é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de MATAR pra comer...mas morto eles não comem. Se tiver crianças pequenas (bebês) ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru é digerido.       

NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÃ O REPASSEM POR FAVOR, O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DE TODOS NÓS AGRADECE,

VAMOS PARAR DE UTILIZAR QUÍMICOS A TODO MINUTO!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A verdadeira alegria

Considero a alguns escritores que marcaram minha vida (algo assim) como irmãos metafísicos, dois deles, para mencionar só alguns são, Albert Camus ( e cito uma frase decorada 20 ou mais anos atrás...” Cresci no mar e a pobreza me foi faustosa; depois, quando perdi o mar, todos os luxos passaram a ter para mim aparência opaca e a miséria tornou-se intolerável...”), outro Antoine de Saint-Exupéry, que é e muito mas muito mais que somente o autor do Pequeno Príncipe! Bem porque estou falando estas coisas? Todo começou quando pensei na alegria que nos da o jardim, uma alegria de pequenas coisas, mas imensuráveis ao mesmo tempo, quase igual mas bem diferente da famosa frase do Pequeno Príncipe O Essencial é Invisível aos Olhos”..., foi ai que comecei a pensar nesta postagem de pequenas coisas....alegrias grandes que vem e que vão ao coração!.

Colhi hoje nossas primeiras HEART SEEDS (Sementes- Coração). Que alegria!!!

image

Conseguimos a germinação do dificílimo Maracuja Gigante, não da para ver nas plaquinhas, mas uma das mudas for germinada com GA3 (Acido Giberellico) a outra foi escarificando as sementes (cortando a casca com cuidado). Uma terceira célula, testeada com suco de limão, ainda não deu em nada.

PICT0038

Nossos GINGER SPECTABILIS... inicialmente de cor amarelo a laranja clara, estão agora em seu esplendor:

PICT0039

Nossas frutas de Beautyberry, as que conseguimos salvar da fome desenfreada dos passarinhos que comem todo mesmo!!!! (vejam que colocamos uma rede de proteção nestes). To achando a cor de nosso Beautyberry bem escura, quem sabe não e uma nova variedade (vamos verificar).

PICT0046

Para finalizar, uma dica para o cultivo de trepadeiras em vasos. Simplesmente cortar a medida estes grades de arame para cercas que se compram por metro!!! 3 dicas dentro da dica. 1) não feche o circulo totalmmente, assim fizemos inicialmente, ate descobrir que ficamos sem aceso as mudas, rsrss 2) fechar 70% do circulo, unir os extremos abertos com arame 3) segurar a grade com uma vara o pau para evitar a caída.

PICT0040

Na foto acima, mudas de TREPADEIRA CARACOL

Nesta Foto, mudas de MUCUNA PRURIENS, OU ‘VELVET BEAN” (BAGEM VELUDO), uma variedade raríssima, sem cabelos irritantes nas vagens:

PICT0047

image

Acho que vocês imaginam quão ansioso estou para ver estas flores em nosso jardim.

Carlos

Nota: temos a venda mudas ou sementes de todas as espécies mencionadas nesta postagem, menos da Mucuna, que ainda não começou a produzir.