sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Vegetais para pleno sol, ou sombra parcial

Pleno Sol

"Pleno sol" significa um mínimo de seis horas (normalmente pelo menos 8) de luz solar por dia. Durante pelo menos seis horas, o sol deve estar brilhando diretamente sobre as plantas quase todos os dias da temporada. Obviamente dias de chuvas e tormentas e dias nublados não são contadas. Estas plantas devem ser cultivadas sem sombreamento artificial (árvores, prédios, etc) que forem a bloquear a luz do sol1

Abobrinhas
Berinjela
Couve-flor
Pepinos
Pimentas
Pimentões 
Tomates

Sombra parcial- Sol Parcial

Os vegetais de sombra parcial exigem pelo menos quatro horas de sol por dia, mas muitas vezes somente prosperam com pelo menos de seis horas de luz solar direta. Muitas vezes de fala de "sol parcial" ou "sombra parcial", Sol parcial geralmente significa que a planta poderia produzir melhor com mais sol e sombra parcial significa muitas vezes que a planta produz melhor mesmo com quatro a seis horas de sol direto no máximo.


Alho Poró
Beterrabas
Brócolis
Cebolas
Cenouras
Coentro
Ervilhas
Feijão
Variedades de arbusto: Sol Parcial  (mais próxima a 6 horas) 

Variedades trepadeiras: Sombra parcial.
Nabos
Rabanete

Repolho

Sombra

Os vegetais que produzem bem com menos sol (2 a 4 horas) son frecuentemente chamados de plantas de "sombra". Algumas plantas de  "sombra parcial" são também plantas de sombra, tais como couve-flor e muitas especiarias.

Alface
Couves de Bruxelas
Endívia

Espinafre
Mostarda (para folhas)
Rucula

Mesmo a mais aberta de áreas de jardim proporciona sombra. Seja criativo com a colocação de plantas e você verá que você pode criar seu próprio áreas sombreadas para maximizar as condições para cada preferência das plantas. Talos de milho, por exemplo, pode fornecer sombra parcial para os pequenos rabanetes e ervilhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário